Temperos e Ayurveda: sua farmácia na cozinha!
Para a Ayurveda, os temperos são verdadeiros medicamentos, proporcionando alívio para inúmeros desequilíbrios, desde os corriqueiros até os crônicos.
Seus sabores e aromas são recebidos pelo organismo como uma forma de equilibrá-lo de maneira inteligente e ainda ajudar a absorção dos nutrientes contidos nos alimentos que os acompanham.
Com inúmeras propriedades terapêuticas, conservantes e cosméticas, as especiarias têm inúmeros poderes escondidos que podem ser aproveitados para resolver os vários desequilíbrios e problemas que o corpo enfrenta.
As Massalas
Massalas são combinações de ervas e especiarias, criadas em sua maioria na Índia e nos países árabes, que tinha as especiarias como um componente chave do comércio externo com a Mesopotâmia, a China, a Suméria, o Egito e a Arábia, além de perfumes e têxteis – há cerca de 7000 anos – muito antes das civilizações gregas e romanas.
Ervas e Especiarias
As ervas e as especiarias fazem parte de uma história recheada de aventura, exploração e conquistas! Sempre que as primeiras civilizações brotaram, as especiarias indianas continuaram sendo o ingrediente essencial, inspirando comércio, conquistas marítimas e descobertas, guerras e tratados, exercendo mais poder do que impérios e imperadores. As fábricas fizeram história. Definiu não só gosto fino, aroma e boa saúde, mas cultura, religião, status social, poder e até fronteiras geográficas.
As especiarias são substâncias aromáticas de origem vegetal, usadas em pequenas quantidades em preparos culinários ou em bebidas, conferindo sabor, cheiro, cor, e também atuando como agentes conservantes ou anti-bacterianos, refrescantes ou revigorantes. Algumas especiarias têm um cheiro forte e pungente e outras um gosto mais quente e mais nítido. Algumas são muito perfumadas e outras levemente doces e com cores encantadoras.
A Cúrcuma e a Pimenta do Reino
Atualmente, o uso da cúrcuma (Açafrão da Terra) tem sido muito difundido entre a comunidade médica moderna pelos seus poderes anti-inflamatórios e anti-cancerígenos. A Ayurveda, há mais de 5.000, tem essa especiaria como seu grande aliado em vários tratamentos!
Outro exemplo clássico de especiaria que tem um largo uso na Ayurveda é a pimenta do reino, que aumenta o “fogo”digestivo”, o “agni” e diminui o muco e o frio que Kapha traz em sua vida, aliviando inflamações e ajudando na absorção dos nutrientes de outras substâncias (o uso da pimenta do reino com a cúrcuma é muito indicado por este motivo).
De olho na qualidade

Diferentes qualidades de cúrcuma
Atenção! Estamos falando de especiarias de boa qualidade, puras, sem conservantes ou outras substâncias infelizmente muito utilizadas para render o produto e o tornar mais acessível. É muito comum o uso do fubá (certamente transgênico!) para mistura em várias especiarias em pó. Obviamente que estes produtos não tem qualquer serventia para uso terapêutico e talvez nem devessem ser consumidas.
Vejam a diferença que podemos notar a olho nú, da cúrcuma pura (à direita), para a cúrcuma misturada com fubá e sabe lá mais o que…. (as duas da esquerda). Além do gosto e textura, as cores já esclarecem o nível de pureza da especiaria! Fique atento!
Libere sua criatividade e use as especiarias e massalas em sua rotina culinária! Seu paladar e saúde agradecem! <3