Respiração para Perspectiva e Equilíbrio Emocional
Respiração com Alternância de Narinas, Respiração Alternada das Nadis ou Nadi Shodhana, é um exercício de respiração muito utilizado nas práticas de Yoga, que pode ser feito de várias formas. Em todas elas respiramos por cada uma das narinas, intercalando a cada inspiração, sendo que a mais simples não tem supressão da respiração (kumbakha).
Na Kundalini Yoga, o Pranayama foi trazido por Yogi Bhajan em 1969, com o nome de “Respiração com Alternância de Narinas: Perspectiva e Equilíbrio Emocional”.
Benefícios
Esse Pranayama é muito benéfico pra saúde, pois atua no equilíbrio dos dois hemisférios cerebrais, promovendo calma, relaxando os nervos, aumentando nosso poder de concentração e tornando-nos mais centrados. É uma prática excelente para ser feita antes da meditação.
Inspirar através da narina esquerda estimula a capacidade do cérebro de restaurar a sua estrutura de pensamentos e de sentimentos, permitindo novas perspectivas. Expirar através da narina direita relaxa as constantes computações e advertências do cérebro, o que ajuda a quebrar padrões automáticos. Regular o padrão da respiração desta maneira estebelece um novo nível de funcionamento do cérebro, que estabelece o equilíbrio emocional e calma depois de períodos de intenso estresse ou choque.
Yogi Bhajan diz que todo praticante de Kundalini Yoga precisa aperfeiçoar essa prática.
Sentando para Respirar
Sente em uma postura confortável no chão ou em uma cadeira; se na cadeira, mantenha os pés apoiados no chão.
Bandha
Mantenha a coluna vertebral reta, estando a parte posterior da nuca em linha reta com a coluna, e o queixo ligeiramente para dentro, aplicando a Jalandhara Bandha.
Chakra
Mantenha os olhos fechados, pressionados suavemente para cima, focado no ponto entre as sobrancelhas, no Ajna Chakra.
Relaxe todos os músculos do seu corpo, dando atenção especial ao maxilar, testa, ombros e pernas, Procure manter essa postura imóvel, mas sempre fazendo os ajustes necessários.
Respiração
Respire lenta e profundamente. Preste atenção no seu fluxo respiratório, sendo na inspiração um movimento ascendente (barriga para fora) e na expiração descendente (barriga para dentro). Sinta como o ar entra e sai do seu corpo e vá desfazendo todas as tensões. Procure manter sua mente alerta e calma e entregue-se ao ritmo da sua respiração, encontrando o seu estado de paz interior. Faça isso pelo tempo que julgar necessário para acalmar sua respiração.
Mudrá
Coloque as mãos sobre as pernas, estando a mão esquerda em gyan mudrá, como na imagem ao lado.
Durante o Pranayama, você usará o polegar e o dedo mínimo (ou indicador) direitos para fechar alternadamente as narinas.
Alternância das Narinas
Para este Pranayama, feche a narina direita com o polegar direito. Inspire profundamente através da narina esquerda. Quando a respiração estiver completa, feche a narina esquerda com o dedo mínimo (ou indicador) e expire suavemente através da narina direita. A respiração é completa, contínua e suave.
Mantra
Este Pranayama pode ser feito sem mantra. Mas, se quiser, você pode mentalmente usar o Biji Mantra: Sat Nam, para ajudar na concentração. Inspire Sat. Expire Naam.
Para finalizar
Inspire e expire completamente pelas duas narinas, suspenda a respiração e aplique mulabandha e quando não conseguir mais suspender, inspire e relaxe.
Ao final, mova suavemente suas mãos e pés. Sinta o estado de alegria e paz. Sinta-se grata e dedique sua prática para algo nobre em sua vida e pela felicidade de todos os seres.
Sentindo-se à vontade, entoe o Mantra Sat Nam, ou o Mantra OM, com as mãos em frente ao peito em mudra de oração, visualizando sua paz interior e envolvendo todos os seres com essa energia de amor que emana do seu coração.
Tempo
Continue com respiração regular longa e profunda, por 3 minutos. Aumentar este tempo gradativamente, podendo chegar a 31 minutos, conforme orientação do seu terapeuta ou professor.