Meditação para Mente Positiva
“A mente é um mecanismo vasto e automático que processa pensamentos e sensações. Ela é tão poderosa que nós dizemos: “se você conquistar a sua mente, pode conquistar o mundo.”Mas a sua mente está constantemente em movimento. Ela não tem uma realidade básica ou fundamental por si prórpia. Sem qualquer esforço de sua parte, ela produz todas as espécies de pensamentos. A fim de parar os jogos emocionais e as intrigas mentais, ela precisa de seu direcionamento. Para ser verdadeiramente feliz, você deve desenvolver uma atitude consistente de vida humana, na qual você pode ter excelência sobre o tempo e espaço e utilizar a sua mente na frequência da sua alma.” (Yogi Bhajan)
Na sua obra “A Mente, suas Projeções e Múltiplas Facetas”, Yogi Bhajan descreve técnicas e meditações para ajudar a dirigir e desenvolver a mente. Leitura obrigatória aos praticantes de Kundalini Yoga, psicólogos e, conforme disse Gurucharan Singh Khalsa: “a todos aqueles que queiram elevar seus padrões como um ser humano; que queiram ter excelência e aproveitar cada momento da vida; que queiram entender profundamente a estrutura e função da mente; e para qualquer pessoa que queira aprender as técnicas para aplicar à cura, aconselhamento e para ajudar as pessoas a viverem um pouco melhor, com um pouco mais de leveza e com um pouco mais de radiância, todos os dias.”
O livro é uma coleção de onze palestras feitas em um período de uma década. Elas são seguidas de um capítulo final que sintetiza os Aspectos e Projeções da mente num mapa prático. Esse mapa da mente é seguido por um “cardápio” de meditações que podem ser praticadas para criar mudanças.
Mente Positiva e Aghankar = Aspecto Realizador
A Mente Positiva diz respeito a criar e utilizar. Ahangkar estabelece nossos limites e domínios através dos apegos e paixões. A combinação é o Aspecto Realizador, que busca e fornece habilidade para aumentar, estender e utilizar qualquer coisa que entre em seu sentido de domínio. Você se apega mais ao fato de fazer, de concluir uma criação, mais do que a criação específica em si mesma. Você é inspirado pelo êxtase de planejar uma ação e fazê-la acontecer. A alegria da ação efetiva e inteligente está toda ao seu redor.
Desafios Associados
Se este Aspecto da Mente é muito forte, você é capaz de lançar-se antes de checar os aspectos adversos. Você admite que, se está em seu domínio, você deveria fazer algo com isso. É difícil deixar as coisas, mesmo se elas não são a sua tarefa. “Eu tenho merecimento se trabalhar”, é um tema comum.
Se este Aspecto da sua Mente é muito fraco, você tem muitas ideias, mas sem senso prático de como fazê-las ou sente insegurança sobre o que pode realmente acontecer. A insegurança é: “terei sucesso”?
Quando equilibrado, você coloca as coisas em sequência que levam às consequências desejadas. Você organiza recursos em seu ser e nos outros para concluir um projeto, objetivo ou criação. Você pode ser muito sério e focado. Rapidamente discerne o que é sua tarefa do que não é. Você é muito leal e efetivo, em um papel bem definido.
Sadhana de Encerramento de 2017
A proposta é um Sadhana com a prática da meditação por 40 dias, visando o equilíbrio desse Aspecto da Mente, para que possa ser realizado seu maior potencial e a concretização das suas ideias mais elaboradas, alcançando, assim, a completa e merecida prosperidade.
A Sangat de João Pessoa começará a prática no dia 22 de novembro e terminará no dia 31 de dezembro, dando adeus ao ano de 2017 e ao hábito de procrastinar as tarefas, abrindo 2018 na vibração da prosperidade, segurança e entrega!
Meditação para Alinhamento Central
Sente-se em uma postura meditativa com a coluna reta. Os braços estão nas laterais, com os antebraços dobrados a 90. e as palmas voltadas uma para outra, ao nível do umbigo. Os olhos estão 1/10 abertos, olhando para baixo do nariz.
Entoe o Mantra
Har har har har gobinday
Har har har har mukanday
Har har har har udaaray
Har har har har apaaray
Har har har har hareeang
Har har har har kareeang
Har har har har nirmaamay
Har har har har akaamay
Com cada entoar do som do Har, pulse as mãos (sem bater palma) uma em direção a outra e então volte. O movimento tem cerca de 15cm. É rápido, forte e preciso. Mantenha as mãos sem movimento nos outros sons como Gobinday.
Continue por 11 minutos. Para finalizar, inspire profundamente, tencione os antebraços, as mãos e os dedos. Focalize no ponto entre as sobrancelhas. Expire poderosamente através da boca. Faça isto três vezes. Relaxe.
Uma versão bem apropriada do mantra para a prática desta Meditação é a cantada por Snatam Kaur Khalsa, que pode ser encontrada no Youtube e no Spirit Voyage.
Essa Meditação atua no Aspecto Realizador da personalidade humana: uma poderosa ferramenta para ajudar a fechar o ano sem tarefas inacabadas, metas não cumpridas ou mesmo ideias maduras não executadas ou encaminhadas. Wahe Guru!
Gratidão! Vou fazer sim!