Sadhana de encerramento de 2016: Ganpati Kriya
Sat Nam, queridos!
Inspirada pela vontade de celebrar o fechamento de um grande ano de uma maneira bem especial, o Yoghee convida a todos para uma meditação coletiva, Ganpati Kriya, que começa na próxima sexta, dia 25 de novembro e tem a duração de 11 ou 40 dias, de acordo com as suas possibilidades.
O motivo de tão especial celebração é o nascimento da Sangat de Kundalini Yoga em João Pessoa! Com aulas regulares no Espaço Ser Infinito desde março, a Kundalini Yoga ganha força e presença no Nordeste! Wahe Guru! É com muita alegria e responsabilidade que recebo esta vocação e me comprometo a cuidá-la com todo o meu amor e dedicação!
Ganpati Kriya
Essa meditação é pura inspiração emanada do Universo. É muito sagrada e especial, que aspira para positividade e fluidez.
Ganesha é conhecido como o deus que remove quaisquer obstáculos, trazendo felicidade, muito presente na vida cotidiana de milhares de hindus, e muitos templos na Índia são dedicados a ele.
Na prática de bhakti yoga, o Ganpati Kriya é um das formas mais populares de devotar seu amor à Ganesha. É uma meditação poderosa, capaz de romper vícios de pensamentos, atitudes negativas repetidas, crenças errôneas alojadas no subconsciente e outros padrões que nos limitam, dificultando o acesso à energia abundante do Universo: A força criativa.
Esta meditação lida com karma e dharma, que são samskaras: impressões, memórias residuais. A prática desta meditação como uma sadhana é capaz de remove o antigo karma (energia do hábito) e preparar o caminho para o dharma (ação harmoniosa e inspirada). O movimento de Ganesha nessa meditação é assertivo, porém doce e suave…. se ajusta às correntes de energia do universo para que resultados positivos se manifestem para nós e através de nós.
Mantra
Sa. Ta. Na. Ma. Ra. Ma. Da. Sa. Sa. Say. So. Hung
Literalmente, significa: Existência. Vida. Transformação. Renascimento. Sol. Lua. Terra. Infinito. Eu sou essa Infinidade. Eu pertenço e contenho.
Existem várias versões deste mantra, todas maravilhosas. Escolha a que gostar mais, bastando que a letra seja exatamente esta: “Sa. Ta. Na. Ma. Ra. Ma. Da. Sa. Sa. Say. So. Hung”
Os mantras da Kundalini Yoga podem ser encontrados no site do Spirit Voyage. Lá você poderá ouvi-los e adquiri-los por um valor acessível. No You Tube também tem várias opções. Nós, do Yoghee, faremos com a versão cantada por Siri Sadhana Kaur.. Se esta versão também te agrada, já decida ficar com ela. A duração é de 7 minutos, o tempo exato da meditação.
Você escolhe um horário do dia que seja mais adequado para você. A sugestão é que façamos todos juntos às 7h00 da manhã. Desta forma, garantimos a harmonia necessária para que possamos tirar um bom proveito da prática.
Mudra e foco de atenção
No Ganpati Kriya há um movimento dinâmico com os dedos, onde o polegar pressiona os outros quatro dedos, da seguinte maneira:
Ao entoar o Sa pressione o polegar com o dedo indicador
Ao entoar o Ta pressione o polegar com o dedo médio
Ao entoar o Na pressione o polegar com o dedo anelar
Ao entoar o Ma pressione o polegar com o dedo mínimo
Ao entoar o Ra pressione o polegar com o dedo indicador
Ao entoar o Ma pressione o polegar com o dedo médio
Ao entoar o Da pressione o polegar com o dedo anelar
Ao entoar o Sa pressione o polegar com o dedo mínimo
Ao entoar o Sa pressione o polegar com o dedo indicador
Ao entoar o Say pressione o polegar com o dedo médio
Ao entoar o So pressione o polegar com o dedo anelar
Ao entoar o Hung pressione o polegar com o dedo mínimo
Os olhos estão semi-fechados – 1/10, olhando para baixo, em direção à ponta do nariz, da maneira que nos ensinou Buda, como na imagem ao lado.
Pode ser mais fácil se concentrar com os olhos fechados, porém mais difícil de integrar essa concentração com a vida cotidiana, que é o nosso grande desafio. Para os seres humanos, a experiência visual é a mais vívida e mais processada no cérebro.
Chakras
Fazemos esse mantra uma vez a cada respiração. Para trabalhar mais intensamente o Manipura Chakra e tornar a meditação mais poderosa, bombear o chakra do umbigo para acentuar cada quarta sílaba (Ma. Sa. Hung.). Sugere-se que este trabalho no Manipura Chakra seja feito apenas por quem pratica yoga e tenha consciência do trabalho energético que a prática possibilita.
Para finalizar
Ao final, inspire, segure com o ar nos pulmões por alguns segundos e expire. Depois inspire, segure o ar nos pulmões e erga seus braços acima da cabeça e expire, sem descer os braços. Inspire mais uma vez, segure o ar e sacuda vigorosamente os braços sobre sua cabeça. Inspire e relaxe, descendo as mãos sobre os joelhos e mantenha-se assim por alguns minutos, até abrir os olhos lentamente.
A Sadhana
Sadhana é toda e qualquer prática espiritual desenvolvida com disciplina e compromisso.
“Quando você se compromete, acontecerão grandes mudanças em você! Belíssimas oportunidades virão para você!” – Yogi Bhajan
Sete Passos para a felicidade, segundo Yogi Bhajan
“Comprometa-se e ganhe caráter. Com caráter, você ganha dignidade. Quando você tem dignidade, você se torna radiante. Você se torna rico em oportunidades. Daí, o próximo passo, a partir da dignidade você ganha divindade. E o que é a divindade? Quando você não está na dualidade, você tem divindade. Normalmente, você diz: talvez isto, talvez aquilo…mas quando você não tem essa dualidade, você tem divindade. Então, a partir da divindade, você tem graça. Graça te traz felicidade, possibilidades, oportunidades e compreensão…” (Yogi Bhajan, tradução livre)
A Sadhana proposta é uma meditação de 7 minutos e pode ser feita por 11 dias ou por 40 dias consecutivos. Você define por qual dos tempos você se comprometerá com esta prática e a segue até o final.
Se optar pelos 11 dias, sua Sadhana se encerra no dia 3 de dezembro (sábado). Se optar pela Sadhana de 40 dias, você abrirá o ano de 2017 com o último dia de meditação! Wahe Guru!
Começamos no dia 25 de novembro, sexta-feira, com a aula na Praia do Bessa, e vamos juntos até o dia 3 de dezembro ou primeiro de janeiro!
Estou firme até pro
Euro de janeiro
Que lindo, querida! Wahe Guru! “Mantenha-se e será mantido.” (Yogi Bhajan). Apareça um dia desses no Yoghee! Paz e luz!