A soja como um aliado à sua saúde
A soja é um alimento nutritivo e bastante indicado para determinadas fases da vida . Mas, infelizmente, a grande maioria da soja disponível atualmente é transgênica, o que a torna um “alimento” não saudável, alergênico e com grande potencial de intoxicar o organismo.
Felizmente, em algumas poucas lojas, como por exemplo no Yoghee, é possível encontrar a soja não transgênica, o que para mim é como enxergar uma “luz no fim do túnel”, um motivo para celebrar a oportunidade de ingerir um alimento verdadeiramente saudável e nutritivo.
Afinal, o que é a transgenia?
Uma soja transgênica é a soja que teve seu código genético modificado pela inserção de um gene de um outro organismo. O objetivo é que a nova planta passe a ter características que a soja convencional não tinha. No Brasil, as características que foram inseridas nas variedades de soja geneticamente modificada (GM) disponíveis no mercado são tolerância a herbicidas e resistência a insetos.
ALERTA
O Brasil é o segundo maior produtor de alimentos transgênicos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e seguido pela Argentina. O país adota quatro culturas: soja, milho, algodão e, mais recentemente, a cana-de-açúcar.
Saúde
A soja é nutritiva e excelente pra saúde!
A soja é rica em proteínas, nutriente que auxilia no crescimento de crianças, na formação e manutenção dos órgãos e na cicatrização. Assim, ela pode ser um bom substituto para a carne. Ela também é rica em fibras, por isso o seu consumo ajuda a melhorar o trânsito intestinal, evitando problemas como a constipação e a prisão de ventre.
Um dos principais destaques da composição da soja são as isoflavonas, um fitoquímico capaz de atenuar os sintomas da menopausa por participar da produção, do metabolismo e da ação dos hormônios sexuais. Em outras palavras, as isoflavonas atuam como um substituto do estrógeno (hormônio que sofre notável queda no período do climatério) e contribuem para a manutenção do equilíbrio hormonal.
O fósforo, nutriente que auxilia na manutenção do cálcio nos ossos, também é muito presente neste grão. O grão ainda possui boa quantidade de vitamina K que é necessária para o mecanismo de coagulação sanguínea.
A saúde do coração também se beneficia com o consumo do grão. Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) mostrou que a soja auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim, o LDL, e no crescimento dos níveis de HDL, o colesterol bom. Isto ocorre porque o grão é rico em gorduras poli-insaturadas, principalmente o ômega 6.
O consumo de soja também está associado a um menor risco de câncer de mama em mulheres. Uma pesquisa realizada para o Japan Public Health Center Prospective Study on Cancer Cardiovascular Diseases e publicada no Journal of the National Cancer Institute da Universidade de Oxford no Reino Unido concluiu que o consumo de soja diminui o risco de câncer devido às isoflavonas.
Mas é importante esclarecer que o consumo da soja, em que pese ser benéfico, não pode ser exagerado, em especial por pessoas que sofrem de hipotireoidismo.
Como consumir a soja
Mais comumente, a soja é encontrada nos supermercados na forma de proteína Texturizada de Soja (PTS), que após hidratada é utilizada em diversos pratos principalmente por aqueles que não ingerem carne. Dos grãos de soja é possível se fazer leite vegetal, tofu, creme e outras receitas. Vamos a algumas delas!
Leite de Soja
Ingredientes
2 xícaras de grãos de soja
3 litros de água
Como fazer
Deixe os grãos de soja de molho em 2 litros de água durante pelo menos 12 horas.
Lave a soja e descarte a água.
Ferva 3 litros de água (10 copos)
Coloque a soja no liquidificador e, utilizando o botão pulsar, acrescente 2 copo de água quente. Bata pulsando e adicione mais 3 copos de água quente. Bata mais 5 minutos na velocidade mínima e coe num coador de voal.
Devolva a pasta da soja no liquidificador e repita a operação mais uma vez, até terminar os 10 copos de água, bata e coe num voal.
Finalmente, coloque todo o leite numa panela e deixe ferver em fogo baixo, sem parar de mexer. Depois de 10 minutos, quando a espuma formada em cima do leite praticamente sumir, apague o fogo e coloque imediatamente num “banho-maria invertido”, ou seja, ponha a panela dentro de outra cheia de água gelada.
Está pronto seu leite vegetal de soja! 😉
Tofú
O tofu é o substituto vegano clássico do queijo: versátil, se transforma em pastilhas, recheio de pizza, tortas e sanduíches. In natura, tem um gosto bastante neutro, mas basta ser temperado para se tornar um grande aliado da cozinha vegana!
Ingredientes
2 quilos de grãos de soja
300ml de suco de limão
Como fazer
Lave bem e deixe a soja de molho por pelo menos 12 horas. Tire pelo menos 70% das cascas (enrole em um coador de voal e pressione com um rolo de macarrão, por exemplo).
Bata no liquidificador uma medida de soja para duas de água e coe num coador de voal, para separar o leite da orara (parte sólida).
Ferva o leite e elimine a nata (espuma) que vai se formando.
Ponha limão para talhar e misture.
Baixe o fogo, tampe a panela, deixe fervilhar 20 minutos e desligue o fogo.
Acrescente sal e temperos, se quiser.
Agora verta sobre uma forma com furinhos forrada com um pano, deixando uma sobra para cobrir.
Cubra o tofu, ponha em cima uma tampa pesada. Deixe escorrer bem, por aproximadamente 2 horas, até soltar todo o líquido/soro.
Depois corte e guarde na geladeira em água com sal.
A duração do tofu caseiro é de 15 dias quando imerso em água na geladeira e 30 dias congelado. Trocar a água auxilia na conservação do tofu.
Como usar o Tofu na culinária?
O Tofu pode ser usado de infinitas maneiras.
Inspire-se na ricota, amassando o tofu com um garfo e adicionando especiarias e azeite, é um delicioso recheio de wraps, tapiocas, panquecas, etc.
Ele pode ser grelhado com um pouco de shoyo (sem glutamato e sem corante caramelo IV, por favor!) e finalizado com cebolinha.
Versátil, nutritiva e deliciosa, a soja é um grande aliado à nossa saúde! Bom apetite!!