A importância de enraizar
Em toda postura, pelo menos uma parte do corpo está em contato com o chão. Esta é a raiz da postura, onde o peso do corpo está equilibrado em relação à gravidade.
“A pélvis é o alicerce sobre o qual o coração se apóia, permitindo assim que o coração dê suporte para a cabeça. Seja umbilicalmente centrado, de coração aberto e com a cabeça vazia. Idealmente, o coração governa, o umbigo organiza o alinhamento corporal e a cabeça fica livre de tagarelices inúteis e fica focada na respiração e nos mantras”
A posição da pélvis é a chave para entender a linha da raiz; ela está na posição de dois ossos chamados ísquios, que estão localizados abaixo das nádegas. Em várias posturas estáticas de pé ou sentadas, a linha da raiz vai do ponto do umbigo diretamente através destes dois ísquios para dentro da terra. Quando você está de pé, os ísquios apontam diretamente para baixo. Quando sentado, eles são os pontos sobre os quais você se equilibra.
É importante estabelecer fortes conexões internas e a partir daí construir as posturas. Elas devem crescer de dentro para fora, à medida que você desenvolve força, flexibilidade e conexão.
“Você não tem que dominar imediatamente a geometria completa de uma postura. A parte importante é enraizar-se corretamente. A flor existe no botão. Apenas não está crescida totalmente, mas possui a essência da flor. Estabeleça a essência interior e você crescerá de forma correta.”
De Pé
Quando não organizamos conscientemente o nosso alinhamento a partir do umbigo, posicionando a pélvis e estabelecendo uma linha da raíz, nós geralmente nos alinhamos pela cabeça.
Essa organização vertical baseada na posição da cabeça, que distorce a relação do corpo com a gravidade, pode acontecer de dois modos. No primeiro a cabeça lidera, as costas estão curvadas, o peito e o coração estão comprimidos. No segundo modo, a cabe;ca cai para frente, o pescoço, na região da nuca, está comprimido, o que acaba por comprimi a coluna inferior, na região da lombar.
Prática sugerida
Os ásanas (posturas) de yoga requerem uma postura enfaticamente enraizada e alinhada. Partindo da posição natural, em pé, puxe firmemente o seu ponto umbilical para girar sua pélvis, deixe cair suas omoplatas para que seu peito suba e puxe seu queixo para dentro. Esta organização vertical está corretamente baseada na posição da pélvis.. Você está está enraizado através de seus ísquios descendo cada perna para dentro dos seus pés. Você está equilibrado e estável. Conectado à terra!
A Postura da Montanha é a organização vertical mais alinhada. Acione a trava da raiz, ancorando sua coluna em alinhamento com suas pernas. Estabeleça uma linha da raiz a partir do umbigo através dos pés dentro da terra. Gire suas coxas para dentro, trazendo seus pés juntos de modo que as partes internas se toquem. Levante seu peito e aplique a trava de pescoço. mantenha seus braços ao lado do corpo com as palmas voltadas para frente. Agora você consolidou sua linha da raiz e tem apenas uma relação vertical de gravidade.
Sentado
Muitos kriyas são realizados na postura fácil ou sentado com as pernas estendidas para frente.
O maior desafio nestas posturas sentadas é manter sua pélvis girada de forma que sua coluna inferior não afunde. Se você aplicar Mula Bandha você consegue estabelecer uma linha da raiz entre seu umbigo e os pontos dos seus ísquios, alongando a coluna inferior e equilibrando seu peso diretamente sobre seus ísquios.
Aprimore a sua prática
Para conferir como você está sentado, sente-se na postura fácil e coloque uma mão na parte baixa da sua coluna para sentir se as vértebras estão salientes ou se estão ligeiramente retraídas. Se as costas estiverem arqueadas para fora, então você está se sentando afundando sobre a parte traseira de seus ísquios.
Se você não consegue ajustar seus ísquios ao chão, então ajudaria ajustar o chão aos seus ísquios. Coloque algo acolchoado, como uma almofada ou um cobertor dobrado enrolado, debaixo de suas nádegas, ajustando o tamanho do acolchoado até sentir suas costas tornarem-se retas e sentir-se equilibrado sobre seus ísquios. Puxe seu umbigo para dentro e enraize-se através destes ossos. Haverá uma melhora imediata em sua postura. Continue puxando o umbigo para dentro para manter a pélvis na posição.